Trabalho na Internet
Nós que aqui ficaram tivemos que fazer um trabalho de reposição que envolvia Física, História, Geografia, e Química.
Para realização do trabalho, utilizamos os seguintes meios de pesquisa: revistas, internet e livros.
Tivemos quatro dias de prazo para realização e entrega do trabalho, prazo idêntico ao da duração do estudo do meio.
A maioria do nosso grupo trabalhou todos os dias pelo menos 4 horas para a confecção.
A parte que tivemos mais dificuldade foi Física pela complexidade dos itens pedidos, que eram na maioria técnicos. Pesquisamos sobre a Usina Hidrelétrica de Funil, a CSN, e o INPE.
Na pesquisa sobre a Usina, descobrimos que ela fornece energia suficiente para abastecer mais de 700 mil casas, porém ainda é pouco comparada as outras existentes.
Outro fato importante, é que devido a sua barragem em forma de abóbada é possível regularizar o volume de sua vazão, controlando a intensidade e a freqüência das cheias. Para mais dados técnicos sobre produção de energia elétrica e a usina de funil, acesse:
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/energia
www.mundociencia.com.br/fisica/eletricidade
www.hefunil.com.br
Já no trabalho de Química havia um link no blog que nos ajudou a resolver algumas questões e que nos ensinou etapas do processo da produção de aço.
Dentro desses processos tivemos de encontrar variáveis e reações químicas. A obtenção do ferro foi dada por ele numa questão onde tivemos de balanceá-la, identificar o “nox” de cada elemento, e encontrar o agente oxidante e o agente redutor.
Aprendemos também o que é ferro-gusa e escória, tivemos de informar em um certo tempo, a quantidade dessas matérias que eram produzidas.
Na parte de História e Geografia tivemos que pesquisar sobre a CSN: quando foi fundada, sua importância para País e sua história. Com base nas pesquisas realizadas, percebemos o que aconteceu com Volta Redonda pós-privatização e as condições da CSN antes e depois desse fato. Relatamos sua capacidade de produção, em que meio concentra suas atividades e suas atuações sociais.
Tivemos também, que fazer pesquisas sobre Bananal, seu valor histórico no ciclo cafeeiro e como este terminou, deixando apenas grande riqueza histórica para a cidade e seu povo. Vimos o porque ela é conhecida como “cidade morta” que hoje é visitada e apreciada por pessoas do mundo inteiro, que vão para lá para conhecer sua história e ver sua riqueza natural.
A última parte da pesquisa foi sobre o INPE. A pesquisa foi sobre as implicações geopolíticas, ou seja, quais as implicações do INPE nas relações do Brasil com outros países.
A parte final do trabalho foi sobre lançamentos de satélites e para que eles eram usados.
Carla Nigri, Fabio Arnoldi, Caio, Beatriz Y e Marcelo V.