terça-feira, 28 de agosto de 2007

A cidade de Bananal

Bananal, por incrível que pareça, já foi uma das cidades mais importantes e ricas do país. Isso se dá devido ao fato do café ter se popularizado e valorizado no mercado Europeu, e de Bananal ser uma das cidades pioneiras no plantio.


A economia cafeeira tomou conta da região em meados do século XIX, e um fator que auxiliou no rápido desenvolvimento da região foi o fato de estar no caminho da estrada Real (caminho do ouro), tendo muitos fluxos de viajantes que seguiam para Minas Gerais, para a Corte (Rio de Janeiro) ou para Parati. Outro fator era a presença da Mata Atlântica, que garantia uma aparente fertilidade no solo, além do clima adequado para o cultivo.
Essa era uma área de crescimento econômico intenso onde existiam fazendeiros donos de gigantescas propriedades e muitos escravos, que tinham grande influência na cidade e no Império. Em meio a esse quadro, temos a implantação da estação ferroviária, construída na Bélgica, que tinha como objetivo o transporte de café e passageiros, mas também dava um status de modernidade e semelhança ao estilo de vida Europeu.

Foi nessa época que muitos artistas europeus imigraram para Bananal, trazendo seus costumes e o estilo neoclássico. Além disso, foi aberta a Academia de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde muitos artistas brasileiros tiveram contato e aprenderam a arte neoclássica, aplicando-a na arquitetura da cidade, vestígio que pode ser encontrado até hoje.
Nos dias de hoje, as plantações de café já não existem mais, pelo esgotamento do solo e migração das plantações para solos férteis no Oeste de São Paulo. Isso aconteceu devido às técnicas de plantação utilizadas em tempos passados, como a monocultura e outras técnicas que prejudicavam o solo. Sua utilização atual é a pecuária. Atualmente, as principais atividades econômicas são o turismo e o artesanato.

De acordo com pesquisas feitas com os moradores da cidade, a prefeitura nunca deu a devida atenção voltada para a preservação do patrimônio histórico, mas um fator curioso e admirável é que a própria população reúne fundos para a manutenção e recuperação das antigas construções.
É de suma importância para entendermos o rumo que a historia do Brasil tomou, que todos conheçam e estudem sobre Bananal, que foi uma das principais cidades brasileiras no início do ciclo do café.



Felipe, Marcello, Matheus e Murilo - 2º C

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Nasci em Bananal, como tenho saudades daí!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

è realmente uma cidade maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!

20 de dez. de 2007, 18:49:00  
Anonymous Joanita said...

Adorei!!!
Ajudou muito no meu trabalho de escola!!!
Beijos......

7 de mai. de 2009, 18:14:00  

Postar um comentário

<< Home