quarta-feira, 13 de junho de 2007

1º Dia: INPE e Fazenda Sapucaia (12/6)

Na porta do colégio, pouco depois das 6h30min. (atraso de alguns colegas), partimos para São José dos Campos, grande capital industrial do Vale do Paraíba, onde visitamos o maior centro de pesquisa espacial do hemisfério sul, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Lá fomos recepcionados por Luan no Centro de Visitantes, onde foi apresentado um breve histórico do Instituto, além de conhecermos todos os campos de pesquisa e projetos da instituição.
É interessante destacar as parcerias com outros países para pesquisa, lançamento e compartilhamento de uso de satélites.

O Laboratório de Integração e Teste (LIT) constrói e testa satélites, porém não é só isso, já que vimos um painel de carro sendo testado. Toda essa tecnologia também é utilizada para testar novos produtos de diferentes indústrias, muitas delas, concorrentes.

Visitamos a Fazenda Sapucaia, situada em Pindamonhangaba, também no Vale do Paraíba.

Tivemos a oportunidade de conversar com o Fábio, diretor geral da fazenda, que durante a visita nos contou sobre as atividades realizadas lá.
São elas:
Produção de grãos (arroz, milho, feijão);

Fruticultura (mais de 150 espécies de frutos, dos quais somente alguns são comerciais devido a seu preço);
Cria para gado de corte;
Extração de areia (transportado para São Paulo de trem);
Produção de palmito (Palmeira Real Australiana, que não é nativa) ;
Produção de cachaça (início em 1933).

Sobre a cachaça devemos destacar o fato de ser um destilado alcoólico derivado da cana de açúcar, que primeiramente passa pelo processo de fermentação (onde a levedura é essencial) e depois de destilação. A fazenda produz 100 mil litros de cachaça por ano.

Fernando, Juliana Maia, Lucas Valente, Cauê, Jéssica, Marcela Noya, Rodrigo e Fernanda Viola