segunda-feira, 11 de junho de 2007

Trabalho de Reposição - Estudos no Vale do Paraíba

Professores: Beto – Canato - Edu - Toni

Entre os dias 12 e 15 de Junho realizaremos nosso Estudo do Meio no Vale do Paraíba.
Começaremos por São José dos Campos, no INPE, depois visitaremos a Usina do Funil, em Itatiaia, prosseguindo nossos estudos iremos até Volta Redonda (RJ), lá passaremos uma manhã na CSN.
Nossa hospedagem será em Bananal, cidade rica em informações históricas, pois lá foi o centro das riquezas da fase áurea do café no Vale do Paraíba. As fazendas, inclusive o hotel fazenda no qual nos hospedaremos, mantêm as características originais, tais como arquitetura e objetos de época, do período da escravidão no país.
Nesses locais, os alunos são orientados a obterem uma série de dados e informações a fim de melhor absorverem o aprendizado proporcionado pelo vínculo dos conteúdos em sala de aula com a prática social dependente do conhecimento científico.
Infelizmente nem todos os alunos das 2ª Séries do Ensino Médio poderão presenciar tais atividades. Por isso, os professores diretamente envolvidos no Estudo do Meio prepararam um trabalho de reposição que, certamente, não oferecerá a riqueza da presença, mas, por outro lado, preencherá algumas lacunas.
Segue uma descrição do trabalho.
O estudo do meio no Vale do Paraíba tem vínculos diretos com a Física em, pelo menos, três visitas: Hidrelétrica do Funil (Itatiaia), CSN e INPE. Para os alunos que não puderem viajar e obter tais dados e informações diretamente nos locais visitados, propõe-se pesquisas, especialmente nos sites das empresas visitadas, a fim de elaborar um texto acompanhado de tabelas, gráficos e figuras, no tocante à Física.
Em Química, os estudos podem começar com uma visita virtual à CSN (clique aqui), no link fluxo de produção, e com consultas ao fascículo Transformações Químicas, para facilitar a compreensão das etapas envolvidas. Leia também o texto A obtenção do ferro (clique no título para acessá-lo).
Quanto à Geografia, nossa preocupação principal será com a industrialização brasileira e as transformações espaciais resultantes, mas também nos interessa o INPE e Bananal.
Assim como em Física e Química, será importante recorrer à virtualidade para desenvolver os temas, bem como acompanhar as postagens diárias dos grupos envolvidos no Estudo do Meio (http://puerinovale.blogspot.com).

Temas de Física (Prof. Osvaldo Canato Júnior)
Usina Hidrelétrica de Funil - Itatiaia
- Quantidade de energia produzida e sua porcentagem quanto ao total de energia produzida no Estado de São Paulo e no Brasil, bem como sobre as regiões para onde esta energia é distribuída e se ocorrem variações nessa produção e distribuição ao longo do ano.
- Transformações de energia envolvidas.
- Vazão e a altura da queda d’água, bem como sobre a estrutura da barragem.
- Dimensões e peso da(s) turbina(s)
- Funcionamento da turbina: forças envolvidas, o porquê do movimento da turbina e do aparecimento da corrente elétrica alternada.
- Distribuição da energia elétrica produzida: espessura dos fios utilizados, corrente e tensão elétrica nestes fios, existência de subestações distribuidoras e elevadoras de tensão, perdas de energia por efeito joule durante a transmissão, etc.

CSN
- Balanço energético da empresa, ou seja, que transformações energéticas ocorrem durante o funcionamento, as quantidades de energia que “entram” e “saem” diariamente, possíveis reaproveitamentos energéticos, políticas de co-geração de energia elétrica, papel da CSN na matriz energética brasileira etc.
- Temperaturas envolvidas, tais como: valores de temperatura de fusão dos materiais; temperatura no autoforno e seu entorno; processos de medição e controle de tais temperaturas; relação entre a temperatura e a cor dos materiais.
- Confecção das chapas metálicas (materiais, maquinário, procedimentos, massas, forças e pressões envolvidas) e do transporte do minério (massa do material transportada nas esteiras, funcionamento dessas esteiras, etc.).

INPE:
- Projetos espaciais produzidos neste Instituto, tais como: a tecnologia e os procedimentos envolvidos; a importância atual e estratégica de tais projetos para o Brasil, para a América do Sul e para o mundo como um todo;
- Estudos astronômicos feitos pelo Instituto: técnicas e aparelhos utilizados.
- Estudos da Terra feitos pelo Instituto: programas de monitoramento do território e mar continental brasileiro, bem como sobre projetos de previsão do tempo e estudos climáticos (características dos satélites utilizados, importância atual e estratégica de cada projeto, etc.)
- Satélites: técnicas de lançamento, cálculo da velocidade de escape, quantidade de energia envolvida no lançamento, procedimentos envolvidos no retorno à Terra.
- Custos e benefícios do recente envio do primeiro astronauta brasileiro ao espaço.



Temas de Química (Prof. Beto)
Considerando os fatos relatados na obtenção do ferro, que evidências demonstram que esse processo envolve transformação química? Que variáveis (massa, energia etc.) devem ser controladas?

No link fluxo de produção é possível acompanhar cada etapa que envolve a produção do aço. Qual dessas etapas despertou maior curiosidade? Identifique em uma, ou mais, dessas etapas uma transformação química e represente-a por meio de uma equação-química?

A obtenção do ferro pode ser representada pela seguinte equação global:
2 Fe2O3(s) + 6 C(s) + O2(g) → 4 Fe(s) + 6 CO2(g) + energia
Calcule o número de oxidação (Nox) de cada elemento e identifique o agente oxidante e o agente redutor.

A cada 40 minutos são produzidas cerca de 40 toneladas de ferro-gusa. Com esta informação, pode-se imaginar a grande quantidade de aço produzida diariamente, levando-se em conta que a siderúrgica não interrompe o seu funcionamento. No entanto, muito desse aço, transformado em ferramentas e instrumentos, é perdido, ao longo do tempo, por causa do enferrujamento. O que é o enferrujamento? De que depende? Quais os meios para evita-lo?

A produção brasileira de aço bruto por processo de aciaria e lingotamento foi de 25,3698 milhões de toneladas no ano de 1994. A cada tonelada de aço produzido, gera-se de 70 a 170 kg de escória. Qual é o destino dado a este subproduto do aço?


Temas de Geografia/História (Prof. Toni/Prof. Edu)
CSN
- Origem
- Escolha da localização
- Fontes de financiamento para sua implantação
- Volta Redonda: antes de depois da CSN
- Privatização da CSN
- Contexto político
- Conseqüências para a cidade
- Conseqüências para os trabalhadores (positivas/negativas)
- A CSN hoje

Bananal
- A riqueza e a prosperidade do café no Vale do Paraíba
- Explique o termo “cidades mortas”
- Bananal Hoje

INPE
- As implicações geopolíticas regionais na produção, lançamento e uso de satélites.


Forma de Apresentação do Trabalho:
- Fonte Times New Roman 12, justificado, espaçamento entre linhas de 1,5, margens 2x2x2x2 cm, número de páginas no canto superior direito.
- Folha de rosto com título do trabalho, nome, nº e série. Não deve ser utilizada nenhuma pasta plástica ou qualquer tipo de capa "especial".
- O trabalho só será recebido se impresso, nunca em disquete, CD ou por e-mail.
- A originalidade do texto é obrigatória, devendo constar identificações de eventuais citações de textos de outros autores. .

Estrutura do Trabalho:
- Introdução
- Desenvolvimento dos Temas
- Conclusão
- Referências bibliográficas expressas de acordo com as orientações da biblioteca da escola.

Data de entrega:
15/06, durante o período da manhã em mãos do Prof. de Física, Canato, ou da Assistente Lívia.