4º dia - Voltando pra casa
Ultimo dia de viagem!
Para fechar com chave de ouro, visitamos uma fazenda, em Pindamonhangaba onde, dentre outras atividades agrícolas e de exportação, sua atração principal é a produção de cachaça, processo que pudemos acompanhar detalhadamente.
Ficamos sabendo que esta fazenda é uma das maiores exportadoras de cachaça da região, trabalhando também com o cultivo de atemoia, pêssego, entre outras frutas. Há também a produção de 60.000 sacas de arroz e 10.000 de feijão por ano, bem como extração mineral.
Nesta primeira etapa ocorre a extração do caldo de cana, que passa pelos reservatórios.
Após a sua extração, o caldo da cana vai para o processo de fermentação. Uma passagem importante, porém com um odor desagradável!
Saímos do cubículo onde era feita a fermentação e fomos para a etapa onde o caldo, já fermentado, vai para estes barris de alumínio, onde a temperatura é controlada e aí começa a virar cachaça.
Eita calor insuportável!!
Agora chegando a última etapa, onde a cachaça já pronta, fica guardada nestes tonéis. O tempo de armazenamento irá diferenciar o gosto e o ‘tipo’ da cachaça.
O intuito da foto foi mostrar o texto da plaquinha, que não apareceu muito bem, mas é “Casa da Cachaça Sapucaia Velha”.
Ai estão as famosas cachaças que, depois de sabermos como é produzida, exaustos e mortos de calor, não pudemos sequer experimentar!
Na volta a São Paulo, todos podres de cansaço, inclusive o Toni! =)
Mas, mesmo assim, ainda nos divertimos bastante!
Foi com muita saudade que nos despedimos dos monitores e daquela fazenda maravilhosa na qual ficamos hospedados esses quatro dias, onde pudemos observar e presenciar coisas antes nunca imaginadas. Foi uma experiência única e extremamente enriquecedora, tanto na questão curricular como em questões pessoais, onde nos foi propiciado um aprendizado diversificado, em contato com o meio e com nossos colegas, de uma forma espontânea e produtiva!
Este dia de trabalho foi relatado pelo grupo de alunas do 2ºB:
Aline Ruiz, Bruno Farah, Marianna Parro e Roberto Neto.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home