terça-feira, 19 de setembro de 2006

3º Dia - hoje começamos pela CSN



3º dia, 14/09/06- quinta-feira.

Nossa atividade: visita à CSN- Companhia Siderúrgica Nacional, a maior siderúrgica da América Latina.
Para terem uma boa idéia, abaixo o FLUXO DE PRODUÇÃO da indústria.




Com a impossibilidade de fotografar o interior da siderúrgica, apresentamos um dos interessantes painéis que ilustram o incrível processo de transformação do aço.



Além do sapato “com cara de sapato”, calça comprida e blusa com manga, tivemos que usar um capacete, óculos especiais e protetor auricular: rigorosa medida de segurança. Com muito orgulho, escolhemos, para representar o fato nosso magnífico Beto, professor de Química.

Percorrendo a indústria, paramos duas vezes na parte externa. A primeira na Coqueria, onde o carvão se transforma em coque; a segunda, no alto forno, onde ocorre a junção do coque com o ferro. Como a CSN é muito grande, tivemos que fazer esse percurso de ônibus, juntamente com nosso querido professor Toni.


No trajeto interno da siderúrgica, pudemos vivenciar com bastante realidade o fabuloso calor que envolve permanentemente todos os funcionários diariamente.
A parte mais impressionante da visita foi o derramamento do ferro ígneo no recipiente em que recebe a injeção de carbono para transformar-se em aço.

Após o almoço, deslocamo-nos para uma praça de Volta Redonda, cidade onde a siderúrgica encontra-se instalada, e divididos nos grupos de trabalho, fizemos entrevistas com a população.


Para finalizar nossa apresentação, colocamos a imagem do monumento em homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas, responsável pela criação da CSN.

Este dia de trabalho foi relatado pelo grupo de alunas do 2ºB: Caroline Araújo, Marina Gama, Fernanda Prignolato e Geórgia Valério.