sábado, 16 de junho de 2007

Noite do 3º Dia: entrevista com Jorge Couto (14/6)

Após conhecermos a CSN e a visão da empresa, entrevistarmos algumas pessoas em Volta Redonda e ouvirmos suas impressões, à noite, no nosso hotel, tivemos a oportunidade de conversar com Jorge Couto, ex-dirigente sindical e funcionário da empresa.


Sob o ponto de vista da empresa, após a privatização houve um grande avanço, tanto no ramo da produção quanto nos projetos referentes ao ambiente e sociedade.
Já os cidadãos entrevistados não concordam com esta visão. Nas entrevistas percebemos que a vida para as pessoas da cidade ficou muito mais difícil após este processo. Clubes, hospitais, escolas, que antes eram financiados pela empresa passaram a ser particulares, o que onerou a população.
Jorge Couto participou deste processo de privatização como cidadão, funcionário e dirigente sindical, portanto tem uma visão muito rica sobre o assunto. Em sua palestra, ele mostrou certa contradição em sua fala, por exemplo, enfatizando os aspectos positivos da privatização para logo em seguida dizer que agora que conhece os dois lados da moeda, se pudesse voltar no tempo, não apoiaria este processo. Tal afirmação nos causou muita estranheza.
Fica a nossa pergunta: quais foram os reais beneficiados pela privatização?

Da esquerda para a direita: Murilo, Marcelo, Matheus e Felipe.