terça-feira, 28 de agosto de 2007

Usina Hidrelétrica do Funil - Itatiaia

Em nossa viagem de estudo do meio, ao Vale do Paraíba (SP/RJ), uma de nossas últimas visitas foi a Usina Hidrelétrica do Funil, onde fomos recebidos por um jovem técnico da área.
Começou nos mostrando uma maquete da usina, que nos ajudou a compreender o funcionamento de suas diversas partes, até aquelas que não podíamos ver em tamanho real.
Adiante, pudemos conhecer um pouco mais sobre a hidrelétrica. Inaugurada em 1969; levou 8 anos para ser construída e entrou em funcionamento em 1983. Inicialmente fornecia energia para a CSN, mas diante da sua grande demanda energética, com o tempo, criou sua própria fonte energética e a usina passou a abastecer as cidades de Resende, Barra Mansa e Volta Redonda.
Em seu interior, pudemos ver as três turbinas de 6,6 m de diâmetro que produzem 72 mW/h cada. Isso totaliza a quantidade de energia suficiente para abastecer um milhão de casas. Daí o espanto com relação ao porte de uma construção como essa.
Assim que terminamos de observar o funcionamento da hidrelétrica, fomos à barragem, cujo arco é o único de dupla curvatura no Brasil. O nível d’água estava em torno de 25% de sua capacidade, o que é baixo. As estações do ano determinam a quantidade de água na represa, mas talvez o aquecimento global esteja influenciando o nível de água.