quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Trabalho de fechamento do Estudo do Meio Vale do Paraíba 2008

Produtos:
1) Dois Painéis por sala:
a) Áreas de pesquisa do CTA, INPE e CPTEC, com abordagem dos conteúdos referentes à Física para cada setor visitado nestas instituições, em especial as informações relativas às características e funcionamentos dos satélites em geral e do túnel de vento existente no CTA, bem como suas aplicações econômicas e geopolíticas.
b) Roteiro da produção do aço na CSN, de acordo com a visita monitorada, cada grupo abordando um setor ou aspecto da produção. Conforme Roteiro de Química.
2) Sistematização das entrevistas em Volta Redonda e Bananal para publicação no Blog (por grupo).
3) Cada grupo deverá entregar um texto até 12/09, para o professor Toni (Geografia), abordando, de forma resumida (está tarefa será elaborada em sala de aula, na semana de 08 a 12/9):
a) A importância econômica e política da cafeicultura no Vale do Paraíba, bem como as causas de sua decadência (temas obrigatórios: Império, Escravidão, Redes de Transportes/Comunicação e República);
b) Governo Getúlio Vargas (Revolução de 30, Industrialização, CLT e posição do Brasil na 2ª GM);
4) Responder o roteiro proposto pelo professor Edu, individualmente, conforme segue abaixo e entregar até o dia 15/9.
5) Utilizando-se do conhecimento adquirido em seu trabalho com as disciplinas Física, História, Geografia, Química, Tutoria OP e Tutoria OE, escolha uma fotografia e crie uma legenda com a temática “The Missing Element”. A proposta é abrangente e você deverá, com sua imagem e legenda apresentar uma visão documental, crítica, poética ou todas juntas – o foco deve ser a mensagem que pretende expressar. Siga as orientações constantes em Roteiro de Inglês.
6) Este item destina-se somente aos alunos que não puderam participar do trabalho de campo do Estudo do Meio Vale do Paraíba – 2008. Em grupo deverão produzir textos para publicação no blog até 29/8, abordando os seguintes aspectos:
- impactos ambientais da produção de aço na CSN;
- histórico do CTA, INPE e CPTEC;
- principais produtos das instituições citadas no item anterior;
- principal (ais) atividade (s) econômica (s) de Bananal atualmente.
7) Além do exposto no item anterior, os alunos que não puderam participar do trabalho de campo, deverão, conforme já orientado em sala de aula, verificar as observações do professor de Física a respeito do trabalho de reposição e proceder, até 29/08, com sua nova postagem devidamente retificada e complementada no espaço virtual “moodle” oferecido pela escola. Nesse mesmo espaço, os alunos que puderam participar do trabalho de campo devem postar até essa mesma data, um pequeno texto, acompanhado de ilustrações, que explique o funcionamento de um dos satélites utilizados pelo INPE e CPTEC ou do túnel de vento utilizado no CTA.

Procedimentos:
- Os textos deverão seguir o padrão de formatação disponível na biblioteca da escola.
- As reuniões dos grupos deverão ser registradas (todas) e estes registros entregues para o professor no dia da finalização do trabalho.
- Em cada reunião o grupo deverá determinar funções para os seus integrantes, tais como: coordenador, redator e relator, pelo menos, ou quantas outras forem necessárias para a boa execução do trabalho. A cada nova reunião estas funções deverão ser trocadas, de maneira que todos do grupo possam ocupara cada uma das funções pelo menos uma vez.

Disciplinas envolvidas:
Física, História, Inglês, Geografia, Química, Tutoria OP e Tutoria OE

Marcadores: ,