quarta-feira, 11 de junho de 2008

Fazenda Sapucaia: cachaça, arroz, feijão, milho, frutas...

Começamos o dia com a visita à Fazenda Sapucaia, onde fomos recebidos pelo administrador da fazenda, Fábio. É uma área de 2.000 hectares onde são cultivados frutas, grãos e cana-de-açúcar. Há também a extração de areia e criação de bezerros.
A área está situada em um vale, às margens do rio Paraíba do Sul, que está sendo degradado pela extração de areia, apesar de todas as certificações ambientais e da legalidade absoluta do empreendimento.
A produção de cachaça artesanal – importante atividade da Fazenda - é grande, como a cana-de-açúcar é plantada na área.
A cachaça produzida na Fazenda foi a primeira cachaça a ser exportada no distante ano de 1933. O envelhecimento é feito em tonéis de madeiras nobres, como o carvalho e amendoim, em períodos que variam de 1 a 15 anos.

A agricultura – além da cana-de-açúcar – se baseia na produção de arroz híbrido, feijão, milho, às vezes batata e variadas frutas.
A várzea, constantemente alagada, é utilizada para a produção de arroz que atende apenas o mercado interno, ao contrário da cachaça e de algumas frutas tropicais. A quantidade de arroz produzida por ultrapassa mil e oitocentas toneladas/ano, que são armazenadas em silo próprio.

Na fazenda trabalham apenas quarenta e cinco funcionários permanentes, que são remunerados de acordo com sua formação. Em épocas de safra, é comum a mão-de-obra terceirizada, os chamados safreiros.

Bananal, 10 de junho de 2008.
Zaíra Asis, Helena Taiar, Carolina Correa, Fernanda Metran - 2ºA

Marcadores: ,