quarta-feira, 11 de junho de 2008

CTA/ITA: tenologia de ponta

Divididos em dois grupos, os segundos anos da Unidade Verbo Divino deram início ao estudo do meio Vale do Paraíba 2008. Às 7 horas da manhã partimos em direção a São José dos Campos, onde visitamos o ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica).

A diferença do ambiente ao redor do ITA chega a ser gritante quando comparada com a realidade paulistana que enfrentamos diariamente.
A tranqüilidade e organização levam quase 4 mil pessoas a habitarem nas mais de 1200 residências do CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial).
Idealizado pelo Brigadeiro Casimiro Montenegro Filho, o ITA foi concebido no período pós-guerra, em um Brasil essencialmente agrícola. Inspirado no modelo do MIT (Massachusetts Institute of Technology), grande parte dos docentes da época vieram da universidade americana.
Junto do instituto cresceu a EMBRAER, que hoje privatizada é a terceira maior indústria aeronáutica do mundo, chegando a produzir dois a três aviões por semana.
Além disso, pudemos perceber a constante busca por excelência do Instituto, que desde o início, ou seja, o vestibular, busca selecionar os mais preparados alunos do país, a fim de formar profissionais capazes de atender e inovar as necessidades do mercado e do país.

Bananal, 10 de junho de 2008.

Gabriel Sanches, Henrique, Luis Maurício e Pedro - 2ªA

Marcadores: , ,