quinta-feira, 12 de junho de 2008

Verdades e mentiras

Ao contrário da manhã anterior, desta vez o galo foi quem nos despertou. Por volta das 7 horas já estávamos todos no ônibus e prontos para tirar um cochilo; mais uma hora de viagem estaria por vir. Embora a paisagem fosse sempre igual, sabíamos que o “inferno” nos aguardava (sim, o grupo do dia anterior já havia nos avisado sobre o fato).
Chegamos à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda. Logo recebemos nossas devidas munições (capacete, óculos e protetor auricular), bem como rigorosas instruções. A primeira parada foi no processo de coqueria, em seguida no ferro gusa, aciaria e laminação. Respirávamos o perfumado enxofre que pairava pelo ar e o calor era cada vez mais intenso; que vidas saudáveis devem ter aqueles operários!



Puro ufanismo; diferentemente do discurso oficial da instituição, uma série de fatos nos fizeram pensar a respeito. As condições de trabalhos não nos pareceram tão boas, pulmões são impregnados diuturnamente por uma grande quantidade de fumaça multicolorida; os corpos cansados pelo trabalho exaustivo ganham apenas vinte minutos de descanso a cada duas horas; e o baixo salário não é proporcional ao mérito.




Relatos de ex-funcionários e funcionários nos deixaram com a pulga atrás da orelha, o desemprego e a insatisfação da população era evidente a cada entrevista realizada. Segundo Lucimara (50) comerciante e ex-funcionária da Siderúrgica, após a privatização, de 23 mil trabalhadores a CSN passou a ter 8 mil, dos quais muitos são terceirizados. Isso fez com que muitas pessoas, principalmente jovens, abandonassem a cidade.


Bananal, 12 de Junho de 2008.

Flávia Vigna, Stéfany Gravallos, Renata Filippos, Gabriela Mantellato - 2ªA

Marcadores: , ,

2 Comments:

Anonymous Fátima said...

Veja os blogs:
http://br.geocities.com/escolacapitaoroberto/index.html
e http://www.escolapgcouto.blogspot.com/

Eu os criei e gostaria que conhecessem as escolas onde atuo

16 de abr. de 2009, 00:13:00  
Blogger João Carlos Pereira Vargas (Memorial Municipal de Muriaé) said...

Fátima
Preciso fazer um trabalho sobre a escola capitão roberto josé ferreira mas sua página não está mais disponível. você poderia me enviar os textos sobre a escola e sobre o capitão? desce já agradeço. caso alguem veja este post favor encaminhar prá fátima. meu e-mail: pereiravargas2@gmail.com

30 de dez. de 2010, 09:48:00  

Postar um comentário

<< Home