quinta-feira, 12 de junho de 2008

Fazenda Resgate: a história diante de nossos olhos

Dentre as atividades do grupo 1 em Bananal, uma delas foi a visita a Fazenda Resgate .

Logo na entrada é possível observar diversos registros históricos do século XIX: Jarra de prata, porcelana, pinturas na parede, mobílias, cofres, e até mesmo um raríssimo livro da “Relação dos Escravos na Fazenda Resgate”.

Na sala principal testemunhamos o esplendor de uma época. Pinturas no teto, com representações pagãs convivendo com uma forte religiosidade.

Visitamos ainda a capela particular do Comendador Valim, integrada à própria casa e lá nos deparamos com algumas surpresas: esculturas e pinturas religiosas de rara beleza, lugares demarcados para cada estrato social da época e ainda, ouvimos a história de um capataz que teve a ousadia de declarar seu amor pela filha do proprietário da fazenda e ali foi emparedado*.
Também nos impressionamos com a sala de jantar. Nela existem pinturas nas paredes, uma grande coleção de porcelana chinesa e um mobiliário em madeira nobre.

Assim como o soldado da revolução de 1932, que deixou seu recado na parede da capela, elogiando a tradição e manutenção desses registros históricos, nós também ficamos maravilhados com o que vimos.
Realmente foi uma aula que valeu a pena!
Bananal, 11 de junho de 2008.
Andre Felippu e Ciro Juliano – 2ªB

Marcadores: , ,