quarta-feira, 11 de junho de 2008

INPE/CPTEC: monitoramento do clima e do ambiente

Hoje fomos ao INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - de Cachoeira Paulista. Visitamos três diferentes setores que produzem pesquisa de ponta na área de sensoriamento remoto: DGI (Divisão de Geração de Imagens), DAS (Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais) e CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).
No DGI observamos imagens tiradas pelos satélites Landsat (alugado dos EUA) e pelo CBERS, construído em parceria com a China.
Acompanhamos o processo de produção das imagens, desde a coleta de dados pelos satélites até a execução dos mapas oferecidos ao público, governos e empresas.
Essas imagens são oferecidas ao público via internet, basta acessar o site do CPTEC (clique no nome para ter acesso).

Também visitamos o CPTEC. Lá observamos antenas coletoras de dados, os supercomputadores que tratam esses dados e produzem modelos de análise climática e também o ambiente de trabalho.

Reparamos também que lá a segurança é muito rigorosa. Tudo é muito bem organizado e algumas áreas são de acesso restrito apenas para os funcionários, pesquisadores, militares ou integrantes das áreas de Inteligência do governo.

Bananal, 10 de junho de 2008.
Denis Finotti, Felipe Sena, Felipe Bernardini, José Pellegrino – 2ªA

Marcadores: , ,