quinta-feira, 12 de junho de 2008

CSN

CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) na cidade de Volta Redonda-RJ. Por medidas de segurança, a Usina impõe algumas regras: o uso de capacete, sapato fechado de couro e óculos em todos os setores da fábrica e, em algumas áreas, um protetor auricular.
Antes de visitarmos as unidades programadas, assistimos a um vídeo sobre a história da companhia, seu processo de privatização, os impactos ambientais envolvidos e seu papel econômico no país.
A primeira unidade visitada foi a Coqueria, onde ocorre a transformação do carvão mineral em coque através de sua destilação.

Em outra etapa, vimos o funcionamento do Alto forno, estrutura de 110 metros, responsável pela fusão do minério de ferro com o coque.

Chegamos a Aciaria, onde ocorre a produção do aço propriamente dito. A parte mais impressionante da visita foi durante esse processo, onde uma espécie de “caldeirão” a 1600º C entorna seu conteúdo (aço líquido) que a partir daí é transformado em lingotes.



Os lingotes são transferidos para esteiras rolantes, dando início a chamada “corrida do aço”. Através de compressão, esses lingotes se transformam em chapas de aço de até 0,15 mm. A fase final do processo é a transformação das chapas em bobinas, prontas para serem entregues aos clientes.

Bananal, 11 de junho de 2008.
Carolina Garcia, Josefina Castillo, Luciana Bauer, Marcela Gentil - 2ªB

Marcadores: , ,