quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Roteiro de História

HISTÓRIA PROF. Eduardo Fonseca

Parte I

1. Observe atentamente a imagem abaixo. Nós a estudamos e refizemos esta charge, portanto, não deve encontrar maiores dificuldades em analisá-la.






Como sabemos, durante o 2º reinado (1840/1889) o país sofreu grandes transformações, em função da conjuntura internacional. A tarefa de vocês agora é:
a) Apontar as características básicas do sistema colonial brasileiro;
b) Explicar as mudanças ocorridas na estrutura colonial após a independência em 1822;
c) Identifique as forças que sustentam o regime monárquico;
d) Quais os desejos de cada uma destas forças?
e) Efetivando-se a queda da Monarquia, qual o regime político seria implantado?

2. Vocês visitaram fazendas e cidades no Vale do Paraíba e estudaram importantes características da organização social brasileira da segunda metade do século XIX.
a) Qual era o principal produto da região e por quê?
b) Quem trabalhava em sua produção? Quais eram as condições de trabalho?
c) Quais as transformações européias neste período interferiram na organização social, política e econômica do Brasil? (Ou simplesmente, o que estava acontecendo na Europa neste período?)
d) Analise as fotos abaixo e em seguida, tendo como eixo norteador a evolução do sistema capitalista, explique a necessidade da substituição da mão-de-obra escrava pela mão-de-obra assalariada dos imigrantes europeus;





e) O darwinismo teria alguma relação com estas mudanças? Explique.
f) É chegado o momento de pensar acerca da “democracia racial”. Encontrem um significado para este conceito.


3. Leia atentamente o texto abaixo
A Constituição de 1891
Em 1890, elegeu-se uma Assembléia Constituinte. Durante três meses, essa Assembléia discutiu um projeto de constituição redigido por Rui Barbosa e Saldanha Marinho. Em 24 de Fevereiro de 1891, promulgou-se a segunda constituição do país e a Primeira da República, que apresentava as seguintes características:
· Federalismo: o país se tornou uma federação com o nome de Estados Unidos do Brasil;
· Regime representativo, onde os membros dos poderes legislativo e executivo seriam eleitos pelo povo em voto direto e aberto, excluindo os analfabetos, as mulheres, soldados, mendigos e menores de 21 anos;
· Presidencialismo, presidente seria eleito para um mandato de quatro anos sem direito a reeleição, tornava-se o chefe da Federação, podendo interferir nos Estados;
· Foram garantidas, a liberdade e a segurança individual, o direito a propriedade, instituíram-se os registros de nascimento e casamento e o atestado de óbito.
A República foi a resultante da união dos partidos republicanos aos militares de tendência positivista, mas quanto aos ideais para a organização do Estado esta aliança apresentava divergências, levando a uma cisão, logo após a proclamação.
Os militares eram favoráveis a um fortalecimento do poder central, mas os civis eram defensores do federalismo que daria oportunidades para os grandes cafeicultores satisfazerem seus objetivos.

a) Sabemos que logo após a proclamação da República (1889) os militares assumiriam o governo e consolidariam a ordem republicana através de um governo forte e de inspiração positivista. O que é positivismo?
b) Apontem as mudanças entre o sistema de voto existente no período monárquico e o adotado no sistema republicano.
c) Expliquem a última frase do texto em itálico, destacando os interesses de cada grupo político.
d) Definições:
· Coronelismo
· Voto de Cabresto
· Curral eleitoral
· Oligarquias
· Política do Café com leite
e) Entre 1894 e 1930, o Brasil viveu uma fase conhecida como República dos Fazendeiros (ou das Oligarquias). Período marcado por uma política econômica de orientação liberal, tinha na produção e exportação de café a base de seu desenvolvimento. Como vocês imaginam as condições de vida da população brasileira (tanto rural como a urbana)?
f) Nós já estudamos a 1ª Guerra Mundial (1914/1918) e se observarem atentamente ela ocorre durante o período de dominação dos Fazendeiros no Brasil.
· Quais foram os fatores geradores desta guerra mundial?
· Que relações vocês podem estabelecer entre esta guerra e a eclosão da Revolução Socialista na Rússia (1917)?
· Como esta guerra pode ter afetado a economia e a sociedade brasileira?
· Vocês conseguem estabelecer alguma relação entre as perguntas a e b desta questão?
· Em 1922 ocorre em São Paulo um movimento denominado SEMANA DE ARTE MODERNA. O que vocês sabem sobre ele?
· Que relações podemos estabelecer entre a SEMANA DE ARTE MODERNA e a 1ª Guerra Mundial?


Parte II

1) Leia atentamente o texto abaixo:
John Maynard Keynes (1883-1946), economista britânico. Em 1930, escreveu o Tratado sobre o dinheiro, procurando explicar porque a economia funciona de forma irregular, enfrentando alterações nos ciclos econômicos. Em sua obra A teoria geral do emprego, lucro e moeda (1936), analisou os problemas relativos às grandes recessões, sustentando a inexistência de mecanismos de ajuste automático que permitam à economia recuperar-se delas. Afirmava que a poupança não investida prolonga a estagnação econômica e que o investimento das empresas comerciais depende da criação de novos mercados, de novos avanços técnicos e de outras variáveis independentes da taxa de juros ou da poupança. Dado que o investimento empresarial flutua, não se pode esperar que este possa preservar um alto nível de emprego e receitas estáveis; e propõe que o gasto público deve compensar o investimento privado insuficiente durante uma recessão. Em 1944, dirigiu a delegação britânica na Conferência de Brito Woods, onde promoveu a criação do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Suas idéias influíram na criação de uma nova escola de pensamento denominada keynesianismo.
Keynes é um economista importante e, do qual iremos falar muito. Aliás, já discutimos algumas ... Bom, o que gostaria de destacar é que ele escreve algumas de suas obras logo após a crise de 1929. Como vocês sabem, esta crise foi decorrente da quebra da Bolsa de Valores da Cidade de Nova York e, teve um impacto brutal em todo o mundo capitalista. A resposta estadunidense para a Crise foi a adoção do NEW DEAL do presidente Franklin D. Roosevelt (Claro que embasado nas teorias do Keynes); Inglaterra e França, adotam medidas parecidas e ainda vão explorar ainda mais suas colônias – é lógico que as colônias não vão gostar e revidar, mas este é um tema que vamos explorar em futuro próximo; outras nações vão caminhar para a adoção de Regimes Totalitários... E, entre eles o Brasil.
Estes fatores, aliados a outros que, também já estudamos, detonaram a 2ª Guerra Mundial (1939/1945). Agora vamos repensar e organizar melhor estes dados.
a) Como a quebra da bolsa afeta a economia e, por conseqüência o governo brasileiro?
b) Afinal o que devemos entender por “regimes totalitários”?
c) Aponte as diferenças entre Nazismo e Fascismo.
d) Como o Getúlio Vargas chegou ao poder?

2)
Em 1930, ocorre uma Revolução no Brasil e Getúlio Vargas chega ao poder, governando o país por 15 anos consecutivos, sendo deposto em 1945 ao final da 2ª Guerra. No Vale do Paraíba, vocês tiveram a oportunidade de visitar uma pequena indústria de base conhecida por CSN e, alguns dos alunos reclamaram do calor! Fico imaginando se vocês tivessem que trabalhar lá, todos os dias... O calor, o barulho, o salário... Mas isto é para outro momento. Cabem neste momento algumas reflexões:

Vargas na CSN

a) Como Vargas conseguiu dinheiro para construir a CSN?
b) Se o Estado Brasileiro construiu a CSN ela é uma empresa estatal e, os operários são funcionários públicos certo?
c) Algum de vocês poderia explicar o que é uma “indústria de base”?
d) Não estou entendendo! Se o Brasil era governado por fazendeiros para que construir indústrias?
e) Outra pergunta que não quer calar! Quais foram os elementos motivadores para a construção das indústrias de base na região SUDESTE?
f) Vargas construiu outras indústrias além da CSN? Quais?
g) Hum! Interessante. Agora vocês devem me explicar o seguinte: Se várias empresas estatais foram construídas o número de funcionários públicos aumentou muito e, logicamente o governo deveria gastar mais. Ora, se os salários fossem baixos, os trabalhadores, logicamente deveriam reclamar. Como o Dr. Getúlio resolveu esta equação?

h) Observe atentamente o desenho acima! Ele se parece com alguém conhecido? Muito bem! Vocês estão entrando no espírito da coisa. O desenho retrata o atual presidente do Brasil! Será que algumas das ações de Vargas podem ter interferido em seu desenvolvimento político? Explique.

Marcadores: , , ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Como assim? O Lula com 10 dedos?

8 de set. de 2008, 19:33:00  
Blogger Prof Toni said...

Luciana, se você ler com atenção, perceberá que a quantidade de dedos do Presidente Lula não faz parte dos questionamentos. As perguntas do roteiro tem muita significância para que possamos entender nosso país, inclusive muitas das mazelas atuais e assim tentar modificá-lo, para melhor, mais justo e solidário, independente da quantidade de dedos de cada um.

8 de set. de 2008, 21:41:00  

Postar um comentário

<< Home