domingo, 15 de junho de 2008

Hotel Fazenda Boa Vista – uma pequena viagem no tempo

Hospedamo-nos no Hotel Fazenda Boa Vista (clique aqui para entrar no site), local já usado em gravações de várias novelas de época para a TV. A sede foi construída no século XVIII.

A partir do momento que se entra no hotel, já se percebe mobília muito antiga. Seus aposentos contam com belíssimos móveis da época em que era a sede da fazenda.

Há certas características no local que chamam a atenção de seu hóspede, como portas altas, cômodos amplos, grande quantidade de janelas e até um altar interno. Características que não se vêem num hotel moderno.
Andando pelo corredor, vê-se uma pia na parede, outro exemplo dos costumes da época, quando lavar as mãos era um sinal de acolhimento e de boas vindas aos que chegavam.

O atual refeitório situa-se onde antes era a senzala, assim como alguns dos quartos que ficamos.
Os escravos eram mantidos no andar de baixo para servir nos afazeres domésticos, estando sempre de prontidão para atender aos senhores.
A estada nesse hotel complementou nossos estudos, pois tivemos a sensação de voltar no tempo e experimentar um pouco a maneira como viviam as pessoas no período de grande riqueza da região, com o cultivo do café e a presença da escravidão predominante na organização do espaço.



Bananal, 13 de junho de 2008.

Hugo Bretz, Rodrigo França, Thiago Castorino e Vithor Leme - 2ªA

Marcadores: , ,