quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Fazenda Resgate

A fazenda Resgate foi construída em 1818 e em 1833 ela foi comprada por José de Aguilar Toledo. Sendo uma fazenda representativa na época da cafeicultura, localizada no Vale do Paraíba. A fazenda foi construída de uma forma estratégica. Suas janelas são posicionadas para o local do plantio do café, assim os fazendeiros conseguiam observar os escravos trabalhando.

Dentro da casa é possível observar a alcova. Sendo o local onde as filhas se retiravam quando o pai tinha visitas dentro da casa Mostrando a submissão das mulheres da época que iam sem reclamar para este quarto. Onde havia apenas uma cama, sem janelas que a mulher fica até o fim da reunião. Há também uma capela que enfatiza o poder católico e dos fazendeiros. O dono da casa promovia missas aos domingos e tinha um local privilegiado para assistir a missa. Assim tendo um melhor controle de seus visitantes e empregados. A presença da religião era fundamental para a vida de qualquer nobre.
Os costumes europeus eram a moda da época, junto com a influência chinesa. O chá vindo da Ásia ficou muito conhecido em toda a Europa que nas tardes frias tomavam chás. Aqui no Brasil como a moda era seguir a tendências européias, também tomava chás. Na fazenda existe a sala do chá que comprava a moda vinda da Europa. Na época da cafeicultura vários acordos eram feitos entre China e os fazendeiros. Com isso vários presentes eram recebidos. Toda a fazenda é decorada com pinturas nas paredes e acessórios chineses.

Ela é uma fazenda privada e atualmente tombada como patrimônio histórico. Ao visita-la é possível voltar ao tempo. Só estando lá dentro para ter a sensação da vida naquela época. Visitando a senzala é como se nos colocássemos no lugar dos escravos e sofrêssemos o que eles sofreram. Ou então na sala principal conseguimos imaginar os bailes com lindos vestidos e músicas do piano. Cada um que passa dentro daquela fazenda consegue no tempo e lembrar do que mais lhe atrai. A emoção que se passa ali dentro é incrivelmente forte, sendo impossível não parar no tempo e voltar para aquela época.






Mariana Benvenido, Luisa Muchon e Lívia Filoso

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

vlw

8 de jun. de 2008, 12:08:00  

Postar um comentário

<< Home