quinta-feira, 30 de agosto de 2007

CSN - Volta Redonda

Um acidente geográfico no rio Paraíba do Sul deu nome a região de Volta Redonda. Em 1941, foi criada por Getúlio Vargas, a Usina Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
Volta Redonda é uma cidade planejada pela empresa e cresceu ao seu redor. As escolas, as ruas, os hospitais, os clubes enfim, todo ela foi construída pela CSN, além de ter sido responsável pelo seu policiamento. A cidade tem o maior hospital do Rio de Janeiro, o Hospital de Siderurgia Nacional (HSN). Com seus 350 mil habitantes pode ser considerada razoavelmente grande.
A usina passou a funcionar apenas em 1946, como uma empresa estatal do mesmo modo que a COSIPA e a USIMINAS. Todas as três foram privatizadas, a CSN em 1993.
Durante muitos anos a empresa foi chamada de "Monstro do Paraíba" por ser a maior poluidora do estado do Rio de Janeiro, já que despejada dejetos industriais, emitia gases pelas chaminés e contaminava o solo com seus resíduos sólidos.
A privatização trouxe alguns benefícios; conhecidos de governantes que trabalhavam na usina não precisavam ser necessariamente qualificados para sua função, típicos "cabides de emprego", foram demitidos. Até mesmo os cargos que costumavam passar de geração à geração foram ocupados por profissionais especializados. Também existem os malefícios, passou de 23 mil para 8 mil trabalhadores, havendo uma diminuição dos salários. Além disso, outras empresas da CSN empregavam alguns dos ex-funcionários desativando áreas e extinguindo os cargos improdutivos.
A CSN passou a investir no meio ambiente, além de outros investimentos para crescer e competir com as concorrentes. Esse investimento resultou no aumento de recolhimento de impostos.
Hoje a CSN está envolvida em vários projetos de preservação e recuperação do meio ambiente.
A economia de Volta Redonda, além de ser dependente da CSN também tem o artesanato, realizado em maior parte pelas mulheres, como forma de sustento. Os homens que não são trabalhadores da usina ganham a vida basicamente no comércio e turismo.
Lígia - 2C